top of page

FOTOSSÍNTESE E AS CORES DA LUZ

Tempo médio para a execução do experimento: 50 minutos.

PROBLEMATIZAÇÃO

a) Por que a denominação “Fotossíntese”?

b) A luz influencia a percepção das cores?

c) Há relação entre a eficiência da fotossíntese e as cores da luz absorvida?

 

OBJETIVOS

Verificar e compreender a influência da luz visível na fotossíntese. Identificar os comprimentos de onda (cores) mais eficientes para esse processo. Verificar a liberação de gás (oxigênio) pela fotossíntese.

 

MATERIAIS

06 béqueres - 1L (ou recipiente de vidro transparente - 1L);

06 tubos de ensaio;

06 funis (que se encaixe invertido no fundo do béquer);

Bicarbonato de sódio;

Água (da torneira);

06 ramos de Elódea sp. (tamanhos similares ou pesar para garantir a mesma quantidade/béquer);

Folhas de papel celofane transparente: sem cor, vermelho, cor de laranja, amarelo, verde e azul.

 

PROCEDIMENTO

1. Preparar a solução de bicarbonato de sódio - dissolver 15g de bicarbonato de sódio em 750 mL de água (para cada béquer);

2. Colocar um ramo de Elodea sp. dentro de cada funil e acomodar essa montagem, de forma invertida, no fundo do béquer, contendo a solução de bicarbonato de sódio; • As folhas de Elodea sp. devem ficar totalmente imersas na solução e dentro do funil.

3. Cobrir a haste dos funis com um tubo de ensaio cheio de solução de bicarbonato de sódio; • Isso é importante para aprisionar os gases produzidos e evitar a entrada de ar.

4. Envolver cada montagem com uma cor diferente de papel celofane: um béquer ficará envolto por papel sem cor, outro por celofane vermelho, outro pelo de cor laranja, outro com o amarelo, outro com o de cor verde e outro com o azul;

5. Expor as montagens à luz solar, em um mesmo local;

• Procure garantir as mesmas condições de luminosidade para todas as montagens.

• Lembre os estudantes de observarem os sistemas montados antes da exposição à luz solar e fazerem suas anotações.

• O tempo de exposição pode variar em função da luminosidade no dia.

• Os estudantes devem observar as montagens e anotar os resultados. Comparar com as anotações feitas antes de expor as montagens à luz solar.

6. Aguardar por, no mínimo, 30 min.

 

RESULTADOS ESPERADOS

Controle - A montagem com celofane incolor - utiliza-se o mesmo material plástico das outras montagens, mas sem ação filtrante, que é diferenciada pelas cores. Serve como referencial para estabelecer a intensidade da fotossíntese, a partir do volume de oxigênio liberado no tempo experimental. Montagem com celofane incolor - maior liberação de gás oxigênio. Praticamente toda a radiação atravessa o material do celofane incolor; há incidência de energia luminosa de todas as faixas do visível. Montagens com celofane vermelho e azul - quantidades intermediárias de oxigênio. No caso do vermelho e do azul, os comprimentos de onda azul e do vermelho são mais eficientemente absorvidos pela clorofila do que os demais, portanto, são mais eficientes para a obtenção de energia. Montagens com celofanes laranja, amarelo e verde - quantidades menores de oxigênio, sendo ainda em menor proporção na com celofane verde. Nesses comprimentos de onda, a absorção de energia luminosa é muito pequena, principalmente, no correspondente à cor verde.

 

DISCUSSÃO

# Qual a função do Bicarbonato de sódio no experimento?

# Qual a origem do oxigênio liberado na fotossíntese?

# A luz artificial pode promover a fotossíntese?

# Quais os elementos essenciais para que a fotossíntese ocorra?

Retomar a Problematização

Retomar as discussões em relação às hipóteses levantadas na problematização, confrontando as respostas preliminares dos estudantes com aquelas após a realização das atividades experimentais.

 

OUTRAS QUESTÕES PARA A DISCUSSÃO

# Foi verificada a presença de bolhas (de gás) no ápice dos tubos de ensaio? Que gás é esse? Como podemos testar se corresponde a esse gás? Houve diferença na quantidade desse gás nas diferentes montagens?

# Qual a função do papel celofane colorido?

# Quais os comprimentos de onda (cores) mais eficientes para a fotossíntese?

# Qual é a importância da montagem utilizando o papel celofane sem cor? Uma montagem sem o envoltório de papel celofane produziria o mesmo efeito?

Professor, Esse é o momento oportuno para associar as cores aos comprimentos de onda da luz visível. Troque ideias sobre essa relação, usando a figura disponibilizada a seguir ou a imagem que preferir.

 Lembre-se que o diferencial do controle experimental deve ser apenas a variável a ser testada. Logo, precisa-se utilizar o mesmo material utilizado nas outras montagens, com o diferencial da cor (filtro); ou seja, usar o celofane, porém sem cor.

 

# Em quais montagens há indicação de que a taxa de fotossíntese foi maior? Em quais seria menor? Justifique.

Você pode usar, basicamente, a mesma montagem e materiais desse experimento e investigar outros pontos do processo fotossintético. Abaixo, há uma lista de sugestões.

• Variar a intensidade de luz (utilizar lâmpadas de diferentes Watts).

• Variar a disponibilidade de carbono, variando a concentração de Bicarbonato de sódio.

• Comparar o processo fotossintético em diferentes plantas.

Professor,

Faça suas anotações sobre as respostas dos estudantes: Em geral, as respostas foram similares ou totalmente diferentes? Os estudantes foram mais detalhistas? Falaram sobre aspectos que não tinham considerado antes? Fonte: Livro de Sônia Lopes, BIO: Volume 1. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. p.242.  

 

REFERÊNCIAS

LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F.; PACCA, H. Biologia Hoje. 3 ed. São Paulo: Ática, 2016. p.288. LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. BIO: Volume 1. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. p.384.

Manual de Experimentos de Bioquímica

COM AS MÃOS NA MASSA

Material de Apoio Didático

bottom of page